Programação 'Mês de férias' - dias 12, 14 e 16 de janeiro de 2016


Dia 12/01 (terça-feira) às 15h



Castelo Rá-Tim-Bum o filme (105 min; livre)

Dir. Cao Hamburger

Sinopse: Numa megametrópole, o aprendiz de feiticeiro Nino vive uma surpreendente aventura para salvar o castelo e seus tios Victor e Morgana da maldição da bruxa Losângela.

Dia 14/01 (quinta-feira) às 15h

Programa: Animações Infanto-juvenis 

Em massinha, desenhadas tradicionalmente ou em computação gráfica, animações de vários cantos do Brasil compõem esse programa de curtas-metragens animados voltados para o público infanto-juvenil. São produções cariocas, paulistas, mineiras, cearenses e gaúchas tratando dos mais variados temas, apresentando um boneco com cabeça de lâmpada, um menino que pode voar, uma velhinha em uma turbinada cadeira de rodas, um casal circense de proporções completamente opostas, um vampiro, entre outros inesperados personagens e criativas situações que cruzam comédia, drama e ação. Obras premiadas que mostram um perfil da alta qualidade nacional dos realizadores do país em conjunto de filmes que – embora voltados aos espectadores infanto-juvenis – possibilitam distintas leituras por públicos de todas as idades.

Leonel Pé-de-vento (15 min; livre)
Dir. Jair Giacomini

Sinopse: Leonel nasceu pé-de-vento e por isso vive isolado. Quando Mariana se aproxima dele, os dois descobrem a importância da amizade e da convivência com as diferenças.



Lúmen (4 min; livre)

Dir. Wilian Salvador

Sinopse: Um inventor em crise tem uma ideia que parece ser a solução perfeita para seus problemas.



Relacionamentos (5 min; livre)
Dir. Gordeeff

Sinopse: Uma abordagem animada de alguns tipos de relacionamentos. Relacionar-se quase nunca é fácil...
A noite do vampiro (6 min; livre)
Dir. Alê Camargo

Sinopse: Um vampiro tenta dormir em sua morada, mas um terrível predador se aproxima.



Os olhos do pianista (5 min; livre)
Dir. Frederico Pinto

Sinopse: Em um cinema mudo, pianista cego executa trilhas ao vivo com a ajuda de sua neta.

Devoção (11 min; livre)
Dir. Rafael Ferreira

Sinopse: Uma jovem muito devota frequenta uma igreja no interior. Seu rosto está  sempre coberto por um véu, despertando boatos e fantasia de todos na cidade. O sacristão da igreja, muito curioso, decide investigar o mistério em torno da moça e acaba passando pelas maiores confusões para ver seu rosto.

Roubada! (4 min; livre)
Dir. Maurício Vidal, Renan de Moraes

Sinopse: Uma divertida e frenética perseguição de uma velhinha de cadeira de rodas e um mal-encarado ladrão de bolsas.


Primeiro movimento (6 min; livre)
Dir. Érica Valle

Sinopse: A busca do equilíbrio em um delicado encontro amoroso.



Dia 16/01 (sábado) às 10h

Programa Núcleo de Animações do CTAv

A animação brasileira fala hoje de igual para igual com os principais centros produtores do mundo. Tanto é assim que vários animadores brasileiros trabalham atualmente em Hollywood e longas e curtas nacionais têm constante presença em festivais internacionais. Esta coletânea de curtas realizados na década de 1980 ajuda a traçar um desenho histórico do começo efetivo deste processo. Realizados a partir de um acordo entre a extinta Embrafilme e o National Film Board do Canadá - acordo que levou à criação do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) -, são trabalhos de uma série de realizadores que se tornariam capitais no desenvolvimento posterior da animação no Brasil. São desenhos de técnica simples, mas de grande potencial poético e lúdico.


Informística (7 min; 10 anos)
Dir. César Coelho

Sinopse: Um líder espiritual é encarregado de enfrentar e domesticar a máquina através de enigmas e palavras mágicas. Subitamente a máquina sai do seu controle e o destrói, mas uma criança, por curiosidade, arranca o fio da máquina desligando-a. Estabelece-se o caos.

Instinto animal (6 min; 10 anos)
Dir. Léa Zagury

Sinopse: Um estudo do movimento de alguns animais de um ponto de vista subjetivo, o que leva o espectador a sentir-se na pele de cada um deles (onça, macaco, cobra e gavião).
Quando os morcegos se calam (6 min; 10 anos)
Dir. Fábio Lignini

Sinopse: Numa estrada deserta, um homem enfrenta uma terrível tempestade, até chegar a uma casa misteriosa que o aguarda com surpresa.

O Músico e o cavalo (5 min;10 anos)
Dir. Telmo Carvalho

Sinopse: Este filme mostra, através do encontro entre um sanfoneiro de rua e um cavalo amestrado de circo, ambos vítimas de situações adversas e difíceis, a amizade e a solidariedade.
Em nome da lei (4 min; 10 anos)
Dir. Rodrigo Guimarães

Sinopse: Panorama sobre o autoritarismo e a opressão, através de três personagens que se movimentam em sincronismo com a trilha musical. Realizado com grafite e papel, colorido com aquarela.
Noturno (4 min; 10 anos)
Dir. Aida Queiroz

Sinopse: Estudo gráfico de movimentos de um cavalo


Viagem de ônibus (6 min; 10 anos)
Dir. Daniel Schorr

Sinopse: Viagem de uma jovem a caminho do trabalho. Cenas do cotidiano urbano do Rio de Janeiro observadas a partir da janela do ônibus que cruza a cidade misturam-se ao sonho na imaginação da jovem.
Evoluz (6 min; 10 anos)
Dir. José Rodrigues

Sinopse: Um índio caminhando na praia vê luzes caindo do espaço. Ao cair transformam-se em árvores com frutos luminosos, que oferecem ao índio, que ao come-lo fica “iluminado”, com poder de ir a outras galáxias procurar a sua dualidade(índia) e liberta-la da pirâmide da sociedade. Ao liberta-la eles vão a um planeta onde existe várias árvores semelhantes.

Presepe (6 min; 10 anos)
Dir. Patrícia Alves Dias

Sinopse: Dois bonecos de mamulengo nordestinos desembarcam numa cidade grande. Sonho ou pesadelo?
Tem boi no trilho (6 min; 10 anos)

Dir. Marcos Magalhães

Sinopse: Um bezerro abandona a boiada, atraído pelo trem que passa pelo sertão em seca. O Vaqueiro, ao perseguir o boizinho, acaba levando-o de encontro à locomotiva. O que parecia ser um trágico desastre, porém, cede lugar a um final inesperado.

SERVIÇO
Cineclube NPD: Especial mês de férias
Data: Dias 12 e 14 de janeiro às 15h, e dia 16 às 10hs
Local: Centro Cultural de Aracaju (Praça General Valadão, 134 - Centro)
Entrada Franca




Share on Google Plus

Sobre o Unknown

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira é uma iniciativa de apoio e fomento à atividade audiovisual local, através de ações de formação, difusão, qualificação técnica e de cessão aos produtores independentes do Estado de Sergipe.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário