Minc e Npdov contribuem para capacitação de produtores sergipanos

Diversos profissionais do audiovisual estão sendo beneficiados com oficinas de formatação de projetos, que em Aracaju estão sendo oferecidas pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV).  A ação está integrada ao Brasil de Todas as Telas, programa governamental que visa transformar o país em um centro relevante de programação e produção audiovisual.
O projeto, realizado em diversas capitais brasileiras, investe no aprimoramento, atualização e ampliação do conhecimento para aproximar os produtores dos mecanismos do FSA.  "A intenção do curso é desmistificar o que é o edital e é uma oportunidade para a região. Tenho certeza que as informações são interessantes, não só para o edital, mas para a formação profissional do setor", explica a produtora executiva Mariana Brasil, professora da modalidade ficção.

De acordo com o estudante de audiovisual, João Guilherme, as oficinas são formas de fomentar e fortalecer o audiovisual e almeja, com os novos conhecimentos adquiridos, ter mais chances com seu projeto.  "Eu vi uma oportunidade excelente e me inscrevi. O Governo Federal deve sempre tentar investir, principalmente na capacitação, pois abre espaços para novos projetos", afirma.
Aos 61 anos, a analista de sistemas e roteirista Cristina Landahl resolveu participar do curso para levar adiante uma homenagem a sua mãe, a escritora Cristina Cabral. "Ela deixou um acervo de umas duzentas histórias infantis, no mínimo. Temos o projeto de transformar em animação", conta. Ela conta ainda que considera a arte nordestina extremamente rica, mas que, em geral, as pessoas acham que é muito difícil alcançar os editais. "Com esses cursos, criamos coragem para correr atrás. É só questão de se organizar que a gente consegue", fala.
Para o produtor e animador Márcio Moraes, professor da modalidade animação, as oficinas não podem ser pontuais. "Há uma necessidade de se fazer esse tipo de ações além dos editais, porque a formação dos produtores é constante enquanto não ganharmos maior volume profissional", afirma. Sobre os projetos dos alunos, Moraes conta que em geral achou excelente e que estão dentro daquilo que pede o edital. "Percebi iniciativas com tendência de uma pegada regional e eu acho ótimo, pois é exatamente a proposta que o edital tem. Espero ver no mínimo dois projetos de Sergipe aprovados", conclui.
 As oficinas
O projeto das oficinas foi criado mediante uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e as Unidades Técnicas de Gerenciamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav). As ‘Oficinas de Capacitação de Projetos Audiovisuais' surgiram da necessidade de aproximar e capacitar os produtores, uma vez que a Ancine lançou cinco chamadas públicas regionais da linha de produção de conteúdos destinados às TVs públicas.
A iniciativa prevê equalizar as oportunidades mediante os editais nacionais, visto que serão aplicados R$ 60 milhões do Fundo Setorial Audiovisual (FSA) em editais nas cinco regiões do país. Os investimentos fomentarão a produção de 103 obras audiovisuais brasileiras independentes, que corresponderão a 260 horas de programação.
Legendas: 1 -  Oficina de Animação / 2 - Mariana Brasil / 3 - João Guilherme / 4 - Márcio Moraes
Share on Google Plus

Sobre o Unknown

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira é uma iniciativa de apoio e fomento à atividade audiovisual local, através de ações de formação, difusão, qualificação técnica e de cessão aos produtores independentes do Estado de Sergipe.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário