Npdov realiza Mostra de Cinema Sino-Brasileira

Aracaju recebe a partir de terça (9), a Mostra Sino-Brasileira, na sala de exibição Walmir Almeida. Em busca da diversidade da cultura cinematográfica, são vinte e cinco produções de gêneros diversos, chinesas e brasileiras, exibidas gratuitamente.

Além disso, no intuito de aproximar o público da produção audiovisual local, serão exibidos curtas sergipanos e a série A última Semana de Lampião, produzida para a TV por Ilma Fontes.

O evento tem programação até janeiro de 2015 e é uma realização da Secção Cultural da Embaixada da República Popular da China na República Federativa do Brasil, Prefeitura Municipal de Aracaju, Fundação Cultural de Aracaju e Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira.


Programação Mostra Sino-Brasileira

09/12 - 15h

Curta Sergipano
Aracajoubert
Dir. Jade Moraes. Doc. 15min. 2012. SE

Documentário conta a história do artista plástico sergipano Joubert Moraes. Multifacetado, ele pintou telas, fez esculturas e compôs músicas. O curta trará depoimentos do próprio artistas e de personalidades da cultura sergipana.




衚衕裡的陽光
Hutong Days
Dir. An Zhanjun. Drama, 100min, 2010. China

Zhao Jianping, de meia idade, vive com a mulher e o filho em um hutong, viela anting de Beijing. O casal trabalha duro e sonha um dia poder se mudar para um apartamento espaçoso e bem iluminado dentro de um condomínio. No entanto, uma série de reveses caiu em cima de Zhao. Frente à vida complicada, ele mantem sua sinceridade, lanoriiosidade e otimismo, educa seu filho, ajuda desconhecidos e resolve os problemas no trabalho de maneira inteligente. A vida é como um espelho. Para quem ri, o espelho mostra um rosto sorridente e para quem chora, retribui com um rosto magoado. Vencendo todas as dificuldades, Zhao Jianping finalmente abraça a felicidade.


11/12 - 15h

 Curta Sergipano
Do Outro Lado do Rio
Direção: Npdov. Fic, 2010, 12min

O curta conta a história de um pescador embrutecido pelas circunstâncias da vida e retrata o dia a dia com sua filha, uma menina tímida e cheia de sonhos. A gravação foi feita em Aracaju e na Barra dos Coqueiros sob a orientação da equipe do Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina - Kinoarte.

黃河文明
The Yellow River Civilization
Doc. para Televisão, 30min, 2009. China

O Planalto de Loess, que se estende no noroeste da China, é o berço da civilização chinesa, e abrigo de inúmeras relíquias históricas datadas de 6 a 7 mil anos. Os tesouros culturais na região incluem desde grandiosos patrimônios mundiais como os guerreiros de terracota a pequenas aldeias milenares, desde as deslumbrantes riquezas da família imperial a elaborados artesanatos folclóricos. Os moradores locais, com seu vigor e força de vontade, preservam a tradição com todo o cuidado e atenção.
 

中國古代珍寶
The Ancient Chinese Treasures
Doc. para Televisão, 30min. 2009. China

Quando o assunto é China, os temas não se esgotam. Não somente por causa de sua dimensão geográfica e diversidade étnica, mas também por sua civilização milenar, que levou à Humanidade incalculáveis riquezas materiais e culturais: das ruínas de Zhou Kou Dian, datadas de centenas de milhares de anos atrás, à Cidade Proibida, o mais bem conservado conjunto de palácios imperiais do mundo; da civilização pré-histórica do jade, aos objetos com inscrições que cristalizam o saber humano. Os traços dos caracteres, os bordados das roupas e as expressões das figuras de barro carregam ricos conteúdos históricos e inspiração.


16/12 - 15h

Curta Sergipano
Seu Euclides (Chegança)
Dir. Marcelo Roque. Ani, 15min, 2008. SE

O filme relata as façanhas marítimas dos portugueses durante o Império de Portugal, em especial, a vitória dos cristãos sobre os mouros invasores de Portugal.


飞来的青衣
Angel Vera
Dir.Ma Chongjie. Fic. China, 80min.2010. China

Baseado em uma história verdadeira de uma menina de 8 anos, italiana que se torna um super fã da Ópera de Pequim, depois de visitar a China com sua mãe. Esta jovem determinada enfrenta muitas dificuldades e, finalmente, faz seu sonho se tornar realidade. Vera encena um grande espetáculo de ópera como uma estudante normal.


18/12 - 15h

Curta Sergipano
O Muro é o Meio
Dir. Eudaldo Monção Jr. Doc,15min, 2014. SE

O documentário aborda as pichações de protesto gravadas nos muros da Universidade Federal de Sergipe. São gritos de revolta pela falta de segurança no campus, estrutura e qualidade de ensino. As pichações são mostradas como formas de indignação, reivindicação e também de comunicação contra a apatia das paredes brancas que abafam os conflitos socioculturais.

大足石刻
Dazu Rock Carvings
Doc. para Televisão, 25min. 2007. China

O Conjunto de esculturas entalhadas nos precipícios de Dazu, em Chongqing, sudoeste da China, é um tesouro que reúne o melhor das artes budista, taoísta e confucionista. As esculturas, retratam a vida cotidiana entre o final do sec. 19 e meados do sec. 13, confirmando a coexistência harmoniosa das três religiões na época. Com abundantes imagens e textos, o conjunto mostra a evolução da arte escultória chinesa e do credo religioso entre a população. Devido ao seu incalculável valor histórico, artístico e científico, as Esculturas Rupestres de Dazu são tão famosas quanto ass grutas de Yungang, Longmen e Mogao. Em 1999, o conjunto foi tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.


中國和諧
China in Harmony
Dir. Hong Mei. Doc. para Televisão, 30min.

Cerca de 2000 anos atrás, os filósofos chineses propuseram a teoria de que o Homem é parte integral da natureza. Com o passar do tempo, esse território antigo tem evoluído a um estado ideal de harmonia e felicidade entre as pessoas, entre a humanidade e a natureza assim como entre a humanidade e a sociedade. Dentro desse período, concentram-se o esforço de cada indivíduo, a sabedoria da comunidade , bem como a proteção e a iniciativa dessa ideia pelo país e or todas as etnias. Atualmente, os chineses dos tempos modernos recebem a bandeira dos ante-passados, continuando assim a acrescentar brilho e glória pertinentes a esta épocca e ao desenvolvimento harmônico entre a natureza e a humanidade, a tradição e a modernidade, a materialidade e a moralidade.


06/01 - 15h

Curta Sergipano
U-507
Rubens Carvalho, Doc., 16min, 2008

O U-507 trata do afundamento de quatro navios brasileiros na costa de Sergipe durante a segunda guerra mundial. O documentário privilegia o ponto de vista dos moradores da região do Mosqueiro e Areia Branca, áreas de Aracaju que mais tiveram contato com o acontecimento.

海洋天堂
Ocean Heaven
Dir. Xue Xiaolu. Ficção, China, 100min. 2010.

Wang Xincheng, um funcionário do Jardim do Oceano, vive com o seu fiho, Da Fu, que sofre de autismo desde criança. Ao saber da doença incurável dele próprio, Xincheng pensa em várias maneiras nos seus últimos meses de vida para arrumar bem a vida futura de Da Fu, inclusive um salto no mar... Após a morte de Xinxheng, Da Fu, que se apaixona pelo nado. Para ele, ao invés de morrer, o pai se tornou uma tartaruga que lhe acompanha. É o paraíso do amor paterno.


08/01 - 15h


中国现代绘画
Chinese Modern Painting
Dir. Li Dongmei, Xi Kun. Doc para Televisão, 30min.

Desde 1950, estabeleceram várias escolas profissionais de Belas-Artes em várias cidades da China, começou então formalmente a história da pintura moderna da China. A partir daí, a transformação histórica da sociedade chinesa, a fisionomia espiritual dos povos, a mudança das correntes da arte Têm sido registradas de modo vívido pela arte visual, pintura. Os objetos de especial atenção são de líderes aos camponeses, de coletividade ao pessoal. Os artistas fazem investigação contínua com coragem e inspiração. Eles experimentam as mudanças espirituais próprias, ao mesmo tempo, também certificam e influenciam todos os passos dos desenvolvimentos das épocas.


土楼幻境
Hakka earth building complex Illusions
Dir. Wei Shaobo. Doc. Para TV, 30min. 2011

A Província de Fujian, no sul da China, é conhecida pela sua arquitetura residencial peculiar. De forma retangular ou redonda, a estrutura principal é construída de barro batido, sendo assim, chamada de prédio de barro ou tulou. Apesar da simplicidade do material utilizado, os prédios são grandiosos e carregam uma longa históra. Em 2008, o conjunto desses prédios de Barro de Fujian foi registrado na lista do patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.


13/01 - 15h
Curta Sergipano
Você conhece La Conga?
Dir. Sérgio Borges. Doc,15'. 2007

"Você conhece La Conga?" é um documentário que procura estabelecer um diálogo entre o passado e o presente. O personagem, condenado por praticar um crime hediondo em maio de 1961, como também a sua vítima, quase cinqüenta anos depois, estão vivos na memória popular dos habitantes da cidade de Aracaju.



雙雄
Heroic duo
Dir. Chen Musheng. Ação/Policial, China, 100min. 2003.

Kin é o melhor elemento da Polícia de Hong Kong. Com a sua agilidade e a capacidade de resolver problemas, subiu rapidamente de posto nos últimos anos.
Mas a relação com a namorada Brenda está de rastos, devido à sua personalidade egocêntrica. Um estranho caso ocorre antes da abertura da Exposição Internacional de Diamantes: um honesto e leal inspector roubou um milhão de dólares dos cofres da polícia e destruiu o local da exibição, esquecendo-se depois de tudo o que fizera. Kin suspeita que ele foi hipnotizado, encontrando-se com o seu antigo psicólogo, para investigar. Ching cometera um crime há três anos e fora condenado a sete anos de cadeia, mas Kin pede que o libertem, para o ajudar na investigação. Descobrindo que o roubo visava apenas desviar as atenções, Kin e Ching elaboram um plano para apanhar o responsável. Mas, inesperadamente, Kin terá caído numa armadilha montada por Ching...


20/01 - 15h

Série para TV
A última Semana de Lampião
Ilma Fontes. Longa/TV. 1986. 2h SE

Seriado realizado por Ilma Fontes em comemoração ao aniversário da Tv aperipê. Primeiro Seriado realizado em Sergipe, posteriormente conjugado como longa-metragem.




21/01 - 15h
Curta Sergipano
Luzeiro
Dir. Raphael Borges. Ficção. 15min. 2012. SE

Filme conta a história de uma família formada por pequenos produtores de farinha que não conseguem o acesso à luz elétrica, num momento em que a eleição para prefeito fez com que todos do povoado conseguissem esse benefício. Inspirado na chegada de energia elétrica no Povoado Limoeiro, em Lagarto, o curta quer mostrar um retrato do falso progresso, da equivocada impressão de desenvolvimento e da transformação do meio rural na condição de periferia urbana.

鄉村婚禮
Country Wedding
Dir.Yang Lixin, Romance, China, 90min, 2010

O camponês Xiao Yuanfang e a Feng Mengyan, natural de Beijing, decidem se casar. O palco da cerimônia de casamento, mo entanto, se torna objeto de discórdia entre as famílias dos noivos. O pai de Xiao deseja qe a cerimônia de casamento ocorra no campo, pois acredita que o ritual deva simbolizar uma retribuição aos aldeões que contribuíram com o sucesso de seu filho. A mãe de Feng, por outro lado, insiste na promoção de um grandioso banquete em Beijing, a fim de conquistar o respeito de seu ex-marido. Por pura coincidência, a mãe de Feng visita a terra natal de Xiao e se deslumbra com as transformações que mudaram a face da paragem. Por fim, a mãe de Feng revê os seus preconceitos sobre as áreas rurais e conduz seus parentes e amigos para os braços da família Xiao no campo, onde testemunham o inesquecível momento de felicidade de sua filha.


22/01 - 15h

Curta Sergipano
Hotel Palace
Dir. André Aragão. Fic/Doc. 15min. 2012.
Curta buscará fazer um resgate histórico de um dos maiores centros de cultura de Sergipe, o Hotel Palace, através de depoimentos, recriações de épocas passadas, da arte de Jenner Augusto e da música do grupo local Cataluzes. Os depoimentos terão como fio condutor algumas histórias fictícias.

千里走单骑
Riding Alone For Thousands of Miles
Dir. Zhang Yimou,China, 2005, 110min.

Takata, é um japonês, que não fala com seu filho Ken-ichi durante anos sobre alguns mal-entendidos. Depois de saber que ken-ichi tem uma doença terminal, ele decide ajudá-lo a realizar seu sonho de ir para a província de Yunnan, na China para filmar uma performance do drama “andando sozinho por milhares de quilômetros”. Em sua viagem, se bate com obstáculos das diferenças culturais e de linguagem. Mas com a ajuda de pessoas amáveis, sinceridade e sabedoria do Sr. Takata, tudo fica resolvido.


27/01 - 15h
Curta Sergipano
Deu Bode
Dir. Fátima Goes, Doc. 15min, 2007.

Com quinze minutos, a história revela as peripécias do animal mais popular no Centro-Sul de Sergipe. Da dona-de-casa ao ex-prefeito, do vaqueiro às devotas carolas, todos revelam , à sua maneira, admiração e causos sobre um animal que “parece gente”, o bode Bito.



Longa BR
O Céu Sobre os Ombros
Dir. Sérgio Borges, Drama. 72 min, 2011.
A transexual Everlyn Barbin divide a rotina de profissional de sexo com a vida acadêmica, fez mestrado sobre os diários de um hermafrodita do século XIX e é professora de cursos de sexualidade. O skatista Murari Krishna integra a torcida Galoucura, do Atlético Mineiro, cozinha, trabalha com telemarketing e segue a religião Hare Krishna. Lwei Bakongo é africano, descendente de portugueses, e vive às custas da mulher e da mãe, sob a aura de um escritor marginal, que já escreveu vários livros, mas não concluiu nenhum. Os três não se conhecem, têm histórias singulares, mas seus desejos e seus medos se cruzam e se interpenetram, costurando uma narrativa de perguntas e respostas, de posicionamentos distintos e afins, onde a dualidade permanece. O que é real, o que é ficção?


29/01 – 15h

Longa BR
Orquestra de Meninos
Dir. Paulo Thiago, Drama. 95 min, 2008
Janeiro de 1995. Um jovem músico de 13 anos, integrante da Orquestra Sinfônica do Agreste da pequena cidade de São Caetano, a 150 km de Recife, é sequestrado. Os policiais acreditam que o responsável é o criador da orquestra, o maestro Mozart Vieira (Murilo Rosa). Com a acusação o trabalho realizado até então com a comunidade carente da cidade corre o risco de desaparecer.




Realização:

中国驻巴西使馆文化处
Secção Cultural da Embaixada da República Popular da China na República Federativa do Brasil

阿拉卡茹的市
Prefeitura Municipal de Aracaju

阿拉卡茹文化基金會
Fundação Cultural de Aracaju

阿拉卡茹文化中心
Centro Cultural de Aracaju

中心數字化生產奧蘭多·維埃拉
Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira
Share on Google Plus

Sobre o Unknown

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira é uma iniciativa de apoio e fomento à atividade audiovisual local, através de ações de formação, difusão, qualificação técnica e de cessão aos produtores independentes do Estado de Sergipe.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário