Npdov oferta oficinas de Formatação de Projetos Audiovisuais



Estão abertas as inscrições para as oficinas de formatação de projetos, com o objetivo de qualificar projetos locais, para participação em editais nacionais de produção independente das TVs públicas. Com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), serão destinados R$ 12 milhões ​a​ cada uma das regiões (Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul) para a produção de conteúdos de animação, ficção e documentário, de obras seriadas e não seriadas. 

Cada modalidade terá até 30 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição, desde que cumpridos os requisitos. Em Aracaju, os cursos serão realizados através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, localizado no Centro Cultural.

Para se inscrever, o proponente deve preencher o formulário e enviá-lo na forma indicada. O interessado deverá apresentar proposta de projeto para a categoria da oficina que pretende cursar, contendo nome, formato, uma pequena sinopse e o estágio do projeto. Também deverá apresentar, se possível, uma carta de intenção de uma empresa produtora, responsável pelo filme, devidamente registrada na Ancine, se comprometendo a realizar o projeto.

A iniciativa é uma realização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Unidades Técnicas de Gerenciamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav).

Saiba mais: Como cadastrar sua produtora
Confira os editais do FSA de conteúdo para TVs públicas
Editais abertos para propostas de desenvolvimento de projetos audiovisuais

Oficinas de Formatação de Projetos Audiovisuais

Documentário com Nara Aragão Fonseca (PE) de 14/01/2015 a 16/01/2015
Dia 14/01 09h às 13h
Dias 15 e 16/01 - 09h às 18h

Ficção com Mariana de Oliveira Brasil (SP) de 30/01/2015 a 01/02/2015
Dia 30, das 09h às 13h
Dias 31/01 e 01/02, das 09 às 18h

Animação com Márcio Duro Moraes (DF) de 30/01/2015 a 01/02/2015
Dia 30, das 14h às 18h
Dias 31/01 e 01/02, das 09 às 18h

Local: NPDOV - Centro Cultural de Aracaju (antigo prédio da alfândega).  Praça General Valadão, 134, Centro. Aracaju -SE

Sobre o Prodav TVs Públicas 

A Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas do FSA (Prodav TVs Públicas) será operada por meio de parceria entre a Agência Nacional do Cinema (ANCINE), a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV-MinC) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), contando com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC). Oficinas para formatação de projetos serão oferecidas em cada uma das regiões do País, com apoio de TVs educativas e culturais. 

Para esta Linha, serão aportados recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) no montante de R$ 12 milhões, distribuídos no mesmo valor para as cinco regiões do País. Os investimentos fomentarão a produção de 103 obras audiovisuais brasileiras independentes, que corresponderão a 260 horas de programação, com o objetivo de qualificar a programação de 33 TVs educativas e culturais e de mais de 100 canais de TVs comunitárias e universitárias, de todo o País. 

A primeira licença das obras que compõem a programação será destinada para exibição inicial pelos canais do campo público de televisão (universitários, comunitários e educativos), de forma não onerosa, pelo período de 1 ano no Território Brasileiro, com exclusividade de seis meses. A EBC distribuirá a programação que tem estreia prevista para o segundo semestre de 2016.

A linha prevê o financiamento do valor integral da produção das obras na modalidade de investimento (aplicação de recursos com participação do FSA nos resultados comerciais dos projetos) a projetos de empresas produtoras brasileiras independentes registradas na ANCINE que tenham sede na região em que se inscrever, por no mínimo 02 (dois) anos, ou comprovada atuação de sócio nesta região, por igual período. Serão oferecidas oficinas para formatação de projetos em cada uma das regiões, com apoio de tvs educativas e culturais.
Share on Google Plus

Sobre o Unknown

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira é uma iniciativa de apoio e fomento à atividade audiovisual local, através de ações de formação, difusão, qualificação técnica e de cessão aos produtores independentes do Estado de Sergipe.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. boa iniciativa, mas ter uma produtora é complicado, se queremos aprender a montar o projeto é porque não temos ele completo para mostrar pra uma produtora! essa carta de indicação vai pegar muita gente!! valeu galera

    ResponderExcluir