Paulo Caldas participa do projeto Papo de Cinema

Paulo Caldas, diretor do filme 'Baile
Perfumado.
Fotos: Edinah Mary/ Funcaju
O premiado diretor e roteirista Paulo Caldas esteve em Aracaju na última quarta-feira, 10, para participar do projeto ‘Papo de Cinema’, que nesta edição homenageou o filme considerado o marco da retomada do cinema brasileiro, “Baile Perfumado”.  O projeto, que é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), busca resgatar bons exemplos do cinema para estimular os produtores sergipanos. Logo após a exibição do filme, que completa 21 anos, Paulo Caldas participou de um debate com os expectadores.

Com direção de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, Baile Perfumado mostra as aventuras de Benjamin Abraão, imigrante libanês que registrou cenas inéditas de Virgulino Ferreira, o Lampião. Conhecido por sua amizade e fé, Benjamin era amigo do Padre Cícero, a quem tinha um grande apego religioso; as cenas retratam a sua coragem e valentia pelo sertão brasileiro em busca de flagrantes de Lampião, que anos depois seriam vendidas pelo mundo afora.

Segundo Caldas, o filme é um clássico do cinema nordestino e brasileiro. “Passados 21 anos, o filme continua muito atual e com uma linguagem contemporânea desde a maneira como ele é feito até sua história e sua música”, declarou. 

O diretor destacou ainda a importância da homenagem, que possibilita a apresentação do filme a novas plateias.  “Então é sempre bom receber estas homenagens e poder mostrar o filme para quem ainda não viu. Um filme que resgata a história baseado em fatos reais e que possuem imagens que ficarão guardadas por um bom tempo”, comemorou.

Para Ana Carolina Westrup, coordenadora do NPD Orlando Vieira, a oportunidade de debater com um dos principais nomes da cena cultural brasileira é importante para a cidade. "Nesta noite, tivemos a possibilidade de ter Paulo Caldas, um grande diretor e roteirista do cinema nacional, e a coroação de duas iniciativas do Núcleo de Produção Digital que fomentaram a cena do audiovisual aracajuano, o resultado do Prêmio Marcelo Déda de Roteiro Audiovisual e os selecionados no Edital de Ocupação" 

Para o diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Nino Karvan, a realização do “Papo de Cinema” ajuda principalmente a construir projetos.  “A ideia é justamente tentar traçar algumas trajetórias para que possamos resgatar exemplos positivos e trazer para Sergipe. É uma referência que vai contribuir bastante com a nossa equipe do NPD na produção de produtos audiovisual aracajuana”, finalizou.



Share on Google Plus

Sobre o Unknown

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira é uma iniciativa de apoio e fomento à atividade audiovisual local, através de ações de formação, difusão, qualificação técnica e de cessão aos produtores independentes do Estado de Sergipe.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário