Núcleo de Produção Digital comemora os 21 anos do filme ‘Baile Perfumado’

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD) promove uma homenagem ao filme considerado o marco da retomada do cinema pernambucano, “Baile Perfumado”, como parte do projeto “Papo de Cinema”, uma parceria entre a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). O filme tem direção conjunta de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, que virá a Aracaju para participar do evento.

O premiado filme brasileiro “Baile Perfumado” mostra as aventuras de Benjamin Abraão, imigrante libanês que registrou cenas inéditas de Virgulino Ferreira, o Lampião. Conhecido por sua amizade e fé, Benjamin era amigo do Padre Cícero, a quem tinha um grande apego religioso. As cenas retratam a sua coragem e valentia pelo sertão brasileiro em busca de flagrantes de Lampião, que anos depois seriam vendidas pelo mundo afora. A excelente produção resultou em vários prêmios nacionais, a exemplo do Festival de Brasília em 1996, nas categorias: melhor filme, melhor ator coadjuvante (Aramis Trindade) e melhor cenografia.

De acordo com a coordenadora do NPD, Caroline Westrup, a homenagem é uma iniciativa da Funcaju que reforça o compromisso da Fundação com o audiovisual sergipano. “Vamos trazer Paulo Caldas, que é o grande responsável pelas grandes produções audiovisual do Nordeste, posso afirmar até que do Brasil”, observou.

Para o diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Nino Karvan, a realização do “Papo de Cinema” é uma parceira que ajudará principalmente a construir ideias para ser executadas.  “A ideia é justamente tentar traçar algumas trajetórias para que possamos resgatar exemplos positivos e trazer para Sergipe. É uma referência que vai contribuir bastante com a nossa equipe do NPD na produção de produtos audiovisual aracajuana”.

O evento acontecerá no dia 10 de maio, às 19h, na sala de exibição Walmir Almeida, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega). Na ocasião também serão anunciados os selecionados do Prêmio de Roteiro Audiovisual Marcelo Déda e do Edital de Ocupação.

Fonte: ASCOM/FUNCAJU
Share on Google Plus

Sobre o Unknown

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira é uma iniciativa de apoio e fomento à atividade audiovisual local, através de ações de formação, difusão, qualificação técnica e de cessão aos produtores independentes do Estado de Sergipe.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário