De 22 a 28 de abril, o Centro Cultural de Aracaju recebe a Egbé - 2ª Mostra de Cinema Negro de Sergipe. A Mostra traz para o público sergipano filmes vindos de todo o país. Produções que representam e discutem a vivência do negro nos espaços doméstico, acadêmico, político, artístico, cultural, entre tantos outros.

 A temática da Egbé, este ano, será “Uma janela de visibilidade”, que propõe ao público a experiência de enxergar as amplas vertentes do Cinema Negro contemporâneo, e trazendo produções clássicas que foram precursoras para que a temática do negro ganhasse espaço nas telas cinematográficas e para que realizadorxs negrxs pudessem ter um voz e contar as próprias histórias.

Convidada especial

Para celebrar esta janela de visibilidade, a Egbé terá a honra de receber a cineasta Adélia Sampaio, primeira mulher negra a dirigir um longa de ficção no Brasil. A produção, “Amor Maldito” (1984), será exibida na abertura da Mostra, no dia 22 de abril, sábado, às 19h. Logo após, bate-papo com a cineasta que é um dos nomes mais importantes da cinematografia brasileira.

Além da ilustre presença de Adélia Sampaio, a Egbé traz uma programação repleta de filmes e debates com as mais variadas temáticas. No dia 22, pela manhã, acontece o seminário “Mulheres Negras Fazendo Cinema no Brasil”. O encontro será no auditório do Sesc Centro, às 9h. Haverá ainda a oficina “Formação e Produção para Cinema Negro”, ministrada pela cineasta baiana Daiane Rosário, na Microlins.

As sessões e discussões acontecem no Centro Cultural de Aracaju. Para conferir a programação completa, visite a página da mostra no Facebook clicando aqui.

Apoiadores  

A Egbé é uma realização do Cine Candeeiro, em parceria com a Cacimba de Cinema e Vídeo e Lamparina Animação e Produção de Vídeo. Conta com o apoio do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira/FUNCAJU/Prefeitura de Aracaju, SESC/Fecomercio, Santorini Viagens, Jatobá Praia Hotel, Hostel Aju, Microlins, Infographics, Brisamar Turismo, Restaurante Caçarola.

Fonte: Taylane Cruz, Assessoria Egbé (79) 99632-3675
Share on Google Plus

Sobre o Unknown

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira é uma iniciativa de apoio e fomento à atividade audiovisual local, através de ações de formação, difusão, qualificação técnica e de cessão aos produtores independentes do Estado de Sergipe.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário