De 06 a 09 de abril, o Cineclube Candeeiro, em parceria com a Cacimba de Cinema e Vídeo, realiza a primeira Mostra de Cinema Negro de Sergipe –Egbé. O objetivo é fomentar os espaços de exibição e discussão das produções cinematográficas de diretores negros e com temáticas voltadas ao emponderamento racial.
Serão quatro dias de exibição(com entrada gratuita!), divididos entre as unidades do Sesc Centro, Sesc Socorro, Sesc Siqueira Campos e Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (Centro Cultural de Aracaju). A Mostra é mais uma atividade que promete democratizar os espaços de exibição e o cenário audiovisual em Sergipe.
Contexto
A ausência da discussão acerca do cinema negro em Sergipe levou à criação da Mostra. O intuito é provocar o público para esse cinema, pois, nos últimos anos, nosso estado vive um momento muito prolífero nas produções de cineastas negros. Atualmente, a cineasta Everlane Moraes, por exemplo, levou o nome de Sergipe para o cenário do Cinema Negro fora do estado, em lugares como o Rio de Janeiro, e também para fora do país, como França e Cuba.
Além de Everlane Moraes, outros cineastas negros, como Marcelo Roque e seu filme "As aventuras de seu Euclides, Cabloquinhos e Lambe-sujo", Luciana Oliveira com "O Corpo é meu", Fernanda Almeida, com seu documentário "Jardim", entre outros, têm se destacado pela relevante produção que destaca sempre a questão do racismo e do isolamento da temática negra das salas de exibição.
Programação
Entre os filmes já confirmados estão os premiados “Kbela” (2015) – 25 min Yasmin Thainá (RJ); "Elekô" (2015) 06:30 min Coletivo Mulheres de Pedra (RJ); "O Corpo é Meu" (2014) – 24 min Luciana Oliveira (SE); "Das Raízes as Pontas" (2015) - 25 min Flora Égecia (DF); "Flores do Jardim" (2014) 10min – Vários diretores (SE); "O Sal dos Olhos" (2015) 18min - Letícia Bispo (DF); "Cores e botas" (2011) Juliana Vicente (SP); ”Conflitos e Abismos: A Expressão da Condição Humana" (2014) 15min - Everlane Moraes (SE); "Ya Antônia" (2015) 19min - Lincoln Santos; "Jurema" (2014) 16 min - Clementino Junior.
Informações: (79) 99632-3675 / facebook.com/mostradecinemanegrosergipe
Confira a programação completa acessando o link: http://migre.me/tpfn1
SERVIÇO
Mostra de Cinema Negro de Sergipe - Egbé
Data: dias 06, 07 e 08 de abril
Horário: sempre às 18h30.
Local: Centro Cultural de Aracaju (Praça General Valadão, 134 - Centro)
Entrada Franca
0 comentários:
Postar um comentário