Diferenças

Uma das capacidades mais importantes do cinema é a de conseguir nos aproximar da vida de pessoas cuja realidade desconheceríamos de outra maneira. Seja pelo acesso a filmes de países distantes ou pelas narrativas em outros tempos históricos, o cinema sempre funciona como uma janela aberta ao outro. Mesmo que os filmes presentes nessa coletânea nos apresentem histórias bem próximas geograficamente e que se passem em tempos contemporâneos, ainda assim o que veremos será a possibilidade do contato com realidades bem distintas. Assim, conheceremos o mundo através da perspectiva de deficientes visuais (Reminiscência) e auditivos (O resto é silêncio), de anões (Criaturas que nasciam em segredo), daqueles que a sociedade considera como loucos (Príncipe do fogo) ou tão-somente daqueles que partilham hábitos ou crenças bastante particulares (Labirinto e Patuá). Ao final, vemos que estes 'outros', mesmo que a princípio distantes, são de fato bastante parecidos com todos e cada um de nós.


Criaturas que Nasciam em Segredo
Chico Teixeira , SP, 1995 Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Partindo do universo dos bufões, pessoas marcadas desde a Antigüidade pelo estigma de garantir a diversão dos outros, o documentário retrata a vida de cinco anões que moram na cidade de São Paulo.

Labirinto
Margarita Hernández e Tibico Brasil , CE, 2002 Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Visões de discos voadores e aparições de Nossa Senhora no sertão do Ceará. Um labirinto de mistérios que giram em torno das palavras ? ver? E acreditar?.

O Resto é Silêncio
Paulo Halm , RJ, 2003 Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Lucas, adolescente surdo, vive isolado, voltado para livros e poesia. Até o dia em que conhece Clara, também surda.A partir desse encontro, a vida de Lucas mudará completamente. O filme é todo falado em Libras, a língua brasileira de sinais, e interpretado por atores surdos.

Patuá
Snir Wein , RJ, 2002 Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Uma história de amor que ultrapassa os limites da sanidade..

Príncipe do Fogo
Silvio Da-Rin, RJ, 1984 Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Príncipe do Fogo Febrônio Indio do Brasil, ?inimigo público número um? para a crônica policial dos anos 1920, foi o primeiro brasileiro a ser recolhido a um manicômio judiciário, onde permaneceu preso 58 anos. O filme registra seus últimos dias de vida e recupera a lenda de um dos personagens que mais marcou as relações entre Psiquiatria e Direito no Brasil.

Reminiscência
Eduardo Nunes , RJ, 2001 Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Reminiscência: lembrança do que a alma contemplou em uma vida anterior, quando, ao lado dos deuses, tinha a visão direta das idéias.



SERVIÇO
Cineclube NPD
Dia 19 de março às 10h

Local: Centro Cultural de Aracaju (Praça General Valadão, 134 - Centro)
Entrada Franca






Share on Google Plus

Sobre o Unknown

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira é uma iniciativa de apoio e fomento à atividade audiovisual local, através de ações de formação, difusão, qualificação técnica e de cessão aos produtores independentes do Estado de Sergipe.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário