Dia 11/02 (quinta-feira) às 15h
Filme seminal da obra de José Mojica Marins, Esta noite encarnarei no teu cadáver é o segundo longa-metragem da saga de seu mítico personagem Zé do Caixão. A trilogia teve início em 1964 com À meia noite levarei sua alma e encerrou-se 44 anos depois como filme Encarnação do demônio. Legítimo exemplar do gênero horror, vertente raríssima na cinematografia brasileira, o filme retoma o Zé do Caixão implacável na busca da mulher superior que possa gerar seu filho perfeito. Nessa trajetória, não tolerará qualquer obstáculo que o impeça de atingir seu objetivo maior: a “continuidade de seu sangue”. Mojica Marins mais uma vez demonstra pleno domínio da linguagem cinematográfica, apresentando neste filme alguns dos mais férteis momentos de invenção do cinema brasileiro, como a antológica cena do inferno gelado, que surge surpreendentemente colorida em meio ao preto e branco do restante do filme.
Esta noite encarnarei no teu cadáver (107 min; 16 anos)
Dir. José Mojica Marins
Sinopse:O funerário Jozefel Zanatas (Zé do Caixão) continua sua procura pela “Mulher Superior”, com a qual espera gerar o “Filho Perfeito”, ser que esteja acima dos seres humanos normais e que perpetue seu sangue. Em sua procura, tortura e mata as mulheres que julga inferiores, bem como qualquer um que se interponha em seu caminho.
Dia 13/02 (sábado) às 10h
O cinema de horror brasileiro em dois tempos do vampirismo. Em O Universo de Mojica Marins, Cardoso homenageia seu ídolo José Mojica Marins explorando sua obra e "seu satanismo bufo-baudelariano". Revela não apenas a singularidade de sua estética, mas também a criação de uma mitologia brasileira moderna na figura do Zé do Caixão, um ícone sem comparações. Com As Sete Vampiras, o cineasta desenvolve seu estilo próprio juntando elementos não apenas de Mojica, mas com citações abertas aos filmes de Alfred Hitchcock, a produções B de terror da década de 1950 e a chanchadas da era Atlântida. Esta mescla de elementos criou no final dos anos 1980 o neologismo crítico 'Terrir', onde a platéia não ri apenas do filme, mas com o filme.
As sete vampiras (86 min; 16 anos)
Dir. Ivan Cardoso
Sinopse: Na década de 50, o cientista Fred importa da África uma planta carnívora rara. Como o vegetal foi pouquíssimo estudado, ele prepara um antídoto contra seus possíveis efeitos. Mas não tem tempo de usá-lo. Quando sua esposa Sílvia, preocupada com o novo objeto de estudo do marido, deixa o trabalho e vai vê-lo em sua estufa de plantas é tarde demais. Silvia também é atacada. Uma série de crimes inexplicáveis em que as vítimas ficam totalmente sem sangue começa a acontecer.
O universo de Mojica Marins (26 min; 16 anos)
Dir. Ivan Cardoso
Sinopse: A vida e a obra do ator, diretor e produtor paulista José Mojica Marins, penetrando em seu estúdio e mostrando seu mundo.
SERVIÇO
Cineclube NPD
Data: dia 11/02 às 15h e 13/02 às 10h
Local: Centro Cultural de Aracaju (Praça General Valadão, 134 - Centro)
Entrada franca
0 comentários:
Postar um comentário