Dia 01/10 (quinta-feira) às 15h
Programa: Curtas Infantis 4
A infância é um tempo de inauguração de sensibilidades. É quando se desenham na mente humana noções como pertencimento e interatividade. É também quando se aprende a reconhecer limites e a maneira de superá-los. Um pouco de tudo isto está tratado nessa seleção. Eles vêm de distintas regiões e colocam em cena um país diversificado. Os heróis destes curtas-metragens são meninos e meninas, falando nos muitos sotaques brasileiros e inventando soluções engenhosas para os problemas da vida. Mas os dilemas e descobertas vividos por seus personagens não distinguem a roça da cidade grande, o litoral nordestino do interior gaúcho. Seja onde for, a criança é um tesouro de dramaturgia, bastando ser sensível para perceber e representar na tela. Os filmes trazem, ainda, uma variedade de linguagens, ritmos e cores que traduz a pluralidade do cinema brasileiro contemporâneo. Nesse programa as crianças verão um Brasil diferente do que prevalece na grande mídia, e assim poderão ver melhor a si próprias.
Gol a gol (12 mim; livre)
Dir. Bruno Carvalho
Sinopse: Gus é querido por todos e está indo para a faculdade. No jogo de despedida, precisará tomar uma decisão: se ganhar, sairá consagrado. Se perder, pode ajudar o irmão, Hique, a deixar de ser chacota do colégio.
O céu de Iracema (11 min; livre)
Dir. Iziane Filgueiras Mascarenhas
Sinopse: Durante uma brincadeira infantil, duas crianças descobrem o amor, sob o céu de Iracema.
Emília escreve um diário (3 min; livre)
Dir. Tata Amaral
Sinopse: Emília costumava ficar com a avó enquanto sua mãe trabalhava fora. Quando a avó morre, Emília fica sozinha cuidando dos afazeres domésticos. Para se sentir melhor, ela escreve um diário.
Ernesto no país do futebol (14min; livre)
Dir. André Queiroz e Thais Bologna
Sinopse: Em ano de Copa do Mundo, o que poderia ser pior para um garoto argentino do que morar no Brasil?
Dia 03/10 (sábado) às 10h
Os Xeretas (86 min; livre)
Dir. Michael Ruman
Sinopse: Duda, Tato e Nick são garotos entre 12 e 14 anos; os xeretas que descobrem uma rede de túneis, localizada abaixo da cidade, que acaba por levá-los muito, muito além do que eles poderiam imaginar.
Data: 01/10 às 15h e 03/10 às 10h
Local: Centro Cultural de Aracaju (Praça General Valadão, 134 - Centro)
Entrada Franca
0 comentários:
Postar um comentário