Dia 08/09 (terça-feira) às 15h
* Programa: À deriva (Classificação: 12 anos)
Esse programa reúne sete curtas-metragens que versam sobre o deslocamento, tanto a partir do clássico tema náufrago como nos desdobramentos que o termo permite, quando o filme comenta pela mise-en-scène, outras formas de desvio. Assim, entre os títulos, alguns premiados em importantes festivais nacionais e internacionais, há desde o marinheiro largado à solidão errante do mar a um pedestre que, ilhado, não consegue atravessar uma movimentada avenida. Ou, ainda, formas alternativas de se criar um discurso em confinamento absoluto em um apartamento. A soma dos trabalhos ilustra como, a partir de um tema consagrado especialmente na literatura quinhetista, o cinema alça exercícios estéticos bastantes livres e avançados.
O velho, o mar e o lago (21min; 12 anos)
Dir. Camilo Cavalcante
Sinopse: O velho somos todos nós. O mar é a vida. O lago, solidão.
Sobre a maré (14min; 12 anos)
Dir. Guile Martins
Sinopse: Um velho marinheiro em terra firme vive no alto de um prédio, tendo seus dias regidos pela lua e marés de celofane.
Náufrago (19min; 12 anos)
Dir. Amilcar Monteiro Claro
Sinopse: Um marinheiro português, sobrevivente de um naufrágio, ousa imaginar o impossível: continuar a viver. Adaptação livre de um fato ocorrido no Mar do Caribe.
A ilha (9min; 12 anos)
Dir. Ale Camargo
Sinopse: A história de Edu, que fica ilhado em uma metrópole. O filme aborda de maneira bem-humorada as dificuldades de se viver em uma cidade grande.
L’amar (19min; 12 anos)
Dir. Sandra Alves
Sinopse: Em 1983, um fenômeno conhecido como Calmaria 88 fez com que duas mulheres em uma prancha de windsurf ficassem à deriva em alto mar.
Por dentro de uma gota d’água (10min; 12 anos)
Dir. Felipe Bragança e Marina Meliande
Sinopse: “Quem foi que me prendeu por dentro de uma gota d’agua?”, Mário Quintana, in O Prisioneiro.
Leviatã (21min; 12 anos)
Dir. Camilo Cavalcante
Sinopse: Um retirante nordestino em São Paulo. Alguém que só queria ver o céu. Um homem que foi engolido pela cidade. Um poeta esmagado pela rotina medíocre.
Dia 10/09 (quinta-feira) às 15h
Wood & Stock : sexo, orégano e rock’n’roll (80min; 16 anos)
Dir. Otto Guerra
Sinopse: A história começa em uma festa de embalo na noite de ano novo de 1972. Depois de fumar todo o estoque de orégano da despensa, Wood e Stock decidem que, para sobreviver, é preciso retomar a velha banda Chiqueiro Elétrico – só que eles não ensaiavam há dois anos. Rumo a uma hipotética fama, os personagens reencontram figuras tão únicas quanto eles.
Data: 08 a 10 de setembro
Horário: às 15h
Local: Centro Cultural de Aracaju (Praça General Valadão, 134 - Centro)
Entrada Franca
Horário: às 15h
Local: Centro Cultural de Aracaju (Praça General Valadão, 134 - Centro)
Entrada Franca
0 comentários:
Postar um comentário