Programação - 16/06 a 19/06 de 2015

Mostra audiovisual do Fórum de Forró

Terça-feira 16/06 às 16h

O homem que engarrafava nuvens
Direção: Lírio Ferreira. Documentário, 106 min. Classificação: 12 anos

Documentário musical sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direito autoral, Humberto Teixeira. Teixeira foi um dos compositores mais prolíficos na música popular brasileira e precursor da criação de um dos estilos mais importantes, o baião. Ele foi responsável por clássicos como Adeus Maria Fulo e Asa Branca, a segunda canção mais popular no Brasil. Sua subida ao estrelato nos anos 50 foi meteórica, mas foi eclipsada pelo seu parceiro, Luiz Gonzaga, o ícone que imortalizou suas canções e tornou-as mais conhecidas na cultura brasileira. Com a chegada da bossa nova, o baião e Humberto Teixeira afundaram-se na obscuridade. Nas décadas seguintes, sua música só era ocasionalmente registrada, por exemplo, em resposta à ditadura militar de 1964. O documentário acompanha a filha de Humberto Teixeira, Denise Dummont, em uma viagem para aprender mais sobre seu pai.


Quarta-feira 17/06 às 16h
Josa, o vaqueiro do sertão
Direção: Everlane Morais e Pascoal Maynard. Especial para TV, 46 min. Classificação: Livre

José Gregório Ribeiro, o Josa, filho de um vaqueiro, nasceu no dia 12 de março de 1929, em Simão Dias/SE. Veio para o sudeste e aprendeu a tocar na cavalaria do Rio de Janeiro, pediu dispensa, comprou sua primeira sanfona e voltou pro norte. Em Aracaju/SE, passou a apresentar um programa na Antiga Rádio Difusora, e foi em 1965, através da rádio, que Josa foi descoberto por Luiz Gonzaga. O rei o ajudou a gravar seu primeiro disco, um compacto com duas músicas: “No pátio da fazenda” e “Há boi no mourão”, em Recife – PE e o levou para uma turnê pelo Nordeste do País.



O Rei da Munganga (17h)
Direção: Carolina Paiva. Documentário, 71 min. Classificação: Livre

Numa viagem pelo interior do nordeste, na turnê de São João do cantor “Genival Lacerda”, revelamos o deboche e a simplicidade do povo brasileiro na arte e na vida desse paraibano, com suas irreverentes músicas e seu jeito inesquecível, que há 60 anos encanta o Brasil.





Quinta-feira 18/06 às 16h  
Clemilda
Direção: Raphael Borges. Especial para TV, 57 min. Classificação: Livre
Dona de uma das vozes mais conhecidas e respeitadas do forró, Clemilda iniciou sua carreira no Rio de Janeiro, nos anos 60, cantando em rádios cariocas. Foi no estúdio da Rádio Mayrink Veiga que Clemilda conheceu o sanfoneiro Gerson Filho, com quem passou 28 anos casada. Juntos, Clemilda e Gerson gravaram três faixas para o disco "É pra valer", lançado em 1964, e considerado o estopim para sua carreira como cantora. Clemilda também é muito conhecida por ter lançado várias músicas de duplo sentido. Em 1985 estourou nas paradas de sucesso com a música "Prenda o Tadeu" e ganhou seu primeiro disco de Ouro. Em 1987 gravou o LP Forró Cheiroso, mais conhecido como "Talco no Salão", e vendeu novamente mais de cem mil cópias.
 

Dominguinhos (17h)
Direção: Mariana Aydar, Eduardo Nazarian e Joaquim Castro. Documentário, 84 min. Classificação: Livre

Um retrato do sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos (1941 - 2013), discípulo de Luis Gonzaga e autor de sucessos como "Eu Só Quero um Xodó", "Gostoso Demais", "De Volta Pro Aconchego" e "Lamento Sertanejo". Sua obra revive em imagens de arquivo, derramando uma história que se multiplica em sons, versos e beleza. Dominguinhos é um documentário sobre a vida e a obra de um dos maiores mestres da música brasileira, intercalando imagens de arquivo e passagens em shows, além de encontros musicais exclusivos com artistas marcantes em sua trajetória. O filme propõe uma visão original sobre Dominguinhos, que revela o poder da música de uma maneira natural, espontânea e ao mesmo tempo precisa.


Lançamento do filme Ventos de Agosto
Sexta-feira 19/06 às 16h 
Ventos de Agosto
Direção: Gabriel Mascaro. Ficção, 77 min. Classificação: 16 anos

Shirley deixou a cidade grande para viver em uma pequena e pacata vila litorânea cuidando de sua avó. Ela trabalha numa plantação de coco dirigindo trator e, mesmo isolada, cultiva o gosto pelo punk rock e o sonho de ser tatuadora. Ela está de caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda de cocos e nas horas vagas faz pesca subaquática de lagosta e polvo. Durante o mês de Agosto, com a chegada das tempestades e da maré alta, um estranho pesquisador chega à Vila para registrar o som dos ventos alísios que emanam da Zona de Convergência Intertropical. Os ventos crescentes marcarão os próximos dias da pequena vila colocando Shirley e Jeison numa jornada sobre perda e memória, a vida e a morte, o vento e o mar.
Share on Google Plus

Sobre o Unknown

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira é uma iniciativa de apoio e fomento à atividade audiovisual local, através de ações de formação, difusão, qualificação técnica e de cessão aos produtores independentes do Estado de Sergipe.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário